O poder dos mantras para a meditação

Quando se está aprendendo a meditar, são muitos os desafios: a postura, o corpo que dói, ruídos que dispersam, lembranças que surgem, os pensamentos que não param… Tenho percebido a cada dia que o ser humano precisa de referências para meditar – acho que para tudo nessa vida, não e mesmo? Elas servem como âncoras para que a nossa mente não divague e possamos nos sintonizar melhor no momento presente.

Usar mantras durante a meditação é uma possibilidade de sintonia incrível! Como o próprio nome diz Mantra: Man (vem de manas, ou mente) Tra (instrumento), ou seja, podemos usá-los como um meio de direcionar a nossa mente. São muitos os tipos, em várias culturas diferentes. Inicialmente, sugiro buscar, ouvir um pouco de cada um e sentir aqueles que mais te conectam. Depois você pode até pesquisar sobre o significado deles, mas o mais interessante mesmo é presenciar como você fica ao escutá-lo.

Um dos mais conhecidos é a própria sílaba OM, conhecida como o som cósmico. É tão poderosa, que está inclusive dentro de centenas de mantras. Existem vários tipos de mantras, como para a purificação, equilíbrio das emoções, devoção, sabedoria, realização e meditação profunda. Eles são concebidos por mestres espirituais em altíssima conexão, passando por várias gerações em centenas de anos. Atuam muitas vezes como verdadeiros portais de evolução e expansão de consciência.

Você pode ouvir, cantar ou mesmo repetir mentalmente. A postura interna deve ser em estado de não julgamento, de abertura e aceitação, assim você conseguirá perceber melhor o que te acontece. Sinta o que ocorre quando faz isso. Cada experiência é única, individual. Já que tudo no Universo é vibração, então vamos escolher com consciência a melhor “vibe” para nos conectar, não é mesmo?

Listei aqui seis mantras bem interessantes de ouvir, com um resuminho bem simples, que serve de convite para que você possa iniciar nessa trilha da consciência. Posteriormente, cabe um estudo mais aprofundado na sabedoria e irradiação de cada um. Estamos juntos nesta jornada! Grata por servir. Namastê!

Mantra OM MANI PADME HUM

Benefícios: protege contra a negatividade, transmuta energias cármicas, ativa a compaixão e a misericórdia.

Mantra Dourado: OM AH HUM VAJRA GURU PADME SIDDHI HUM

Benefícios: purifica as camadas da mente, do corpo e do espírito, através da essência da verdade, da luz e da compaixão.

Mantra de Tara Verde: OM TARE TUTTARE TURE SOHA

Benefícios: ajuda a eliminar obstáculos internos, alivia o medo e a ansiedade.

Mantra de Tara Branca: OM TARE TUTTARE TURE MAMA AYUR PUNYE JÑANA PUSHTIM KURU SVAHA

Benefícios: contribui no despertar da mente iluminada.

Mantra de Dhanvantari: OM NAMO BHAGAVATE VASUDEVAAYA DHANVANTARAYE AMRITA-KALASHA HASTAAYA SARVA-AMAYA VINASHAAYA TRAILOKYA NAATHAYA DHANVANTRI MAHA-VISHNAVE NAMAHA.

Benefícios: amplia o poder de cura desde a alma.

Gayatri mantra: OM BHUR BHUVA SWAH, TAT SAVITUR VARENAYAM, BHARGO DEVASYA DHIMAHI, DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Benefícios: promove a conexão com a vontade divina.

Playlist de mantras especiais, por Juliana Minardi: 

https://open.spotify.com/user/12186512734/playlist/2Efge058AZq8El5FeagoKA?si=pwJWsIGPTiivpjN1w_V5YQ